quinta-feira, 21 de junho de 2012

Coxinha de Abóbora e Carne Seca


Coxinha sensacional!!! Já fiz aqui a Coxinha de Mandioquinha, mas esta aqui ganhou os olhos e o estômago de todos aqui em casa.
A receita é do Mauro Rebelo, excelente chef de cozinha para nos ensinar comidinhas lindas e práticas

Ingredientes (para mais ou menos 30 unidades)

para a massa

250g de abóbora (usei a Japonesa - aquela de casca verde com polpa amarelada)
500ml da água do cozimento da abóbora
1 cubo de caldo de galinha
1 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 gema
1/2 caixinha de creme de leite
1/2 xícara de salsinha picada

para o recheio

500g de carne seca
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 tomate picado
salsinha a gosto
Requeijão cremoso o quanto baste

ovos e farinha de rosca para empanar

Modo de preparo

para a massa

Cozinhe a abóbora e amasse. Reserve 500ml da água do cozimento.

Em uma panela, coloque a abóbora, a água, o caldo de galinha, a manteiga e a salsinha. Deixe ferver e despeje a farinha de uma só vez.

Misture bem e deixe cozinhar por uns 2 ou 3 minutos até desprender bem do fundo da panela. Retire da panela e coloque na bancada. Deixe esfriar um pouco e coloque a gema e o creme de leite. Amasse com uma espátula, colher de pau ou se conseguir com as mãos até formar uma massa homogênea. Deixe esfriar bem. Reserve.

para o recheio

Dessalgue e cozinhe a carne seca segundo as instruções da embalagem.
Desfie a carne e em uma panela refogue-a com um fio de óleo, a cebola, o alho e o tomate. Adicione a salsinha e corrija o sal se necessário.
Deixe esfriar e misture com o requeijão.

Modele as coxinhas, recheie, passe pelo ovo batido e pela farinha de rosca. 

Dica: o que a gente sempre faz aqui em casa é congelar as coxinhas antes de fritar. Assim, fica mais difícil de abrir enquanto frita.
Você pode também variar o recheio e o formato delas para transformar em risoles.





 Já está participando do QUARTO SORTEIO MOCOCACLIQUE AQUI!

6 comentários:

  1. Meu Jesus, amo coxinha e de abóbora com carne seca é tortura chinesa minha amiga, adorei, claro que vou levar a receita, só espero que consiga fazer, pois eu para salgadinhos sou meio que negação sabe? hehe. Ficaram lindas e sequinhas as suas. Gostei. Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Querida Fabíola,
    Deve ter ficar DELICIOSO!!! A cor ficou TENTADORA!!! ADOREI!!! Vou levar a receita comigo... Obrigada...
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabiola
    Vim comentar sobre os meus salgadinhos e encontro mais ainda, essas coxinhas, que delícia hein?? Massa de abóbora e recheio de carne seca não há quem resista rsrs. As carolinas ficaram deliciosas e as bolinhas de queijo nem se fala rsrs. To amando a máquina mas ainda não me arrisquei em receitas mais elaboradas. Logo logo eu saio dessa minha zona de conforto rsrsrs
    Um beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  4. Você falou tão bem dessa massa que eu não vou resistir não. Tem uma abónora dando sopa na geladeira e eu já sei qual será o fim delas. Aliás, sei mais ou menos porque tenho que ver o que tem de recheio rsrsrsrs.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Meu bem, fui fisgada. Coxinha é meu lanche favorito. Eu acho que nasci com esse gene meio dependente e isso é muito sério. A massa da coxinha é nova para mim e ela combinou maravilhosamente com o recheio de carne seca. Adorei essa receita. Já peguei para mim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...