domingo, 27 de fevereiro de 2011

Torta de maçã com cobertura de laranja

Foto de Brie com Goiabada

Esta torta sempre esteve presente na casa da minha mãe, receita que existe desde que me conheço por gente.. e olha que já faz um belo tempo!
O gostoso desta torta é que a cobertura azedinha contrasta com o creme de recheio à base de leite condensado.

Ingredientes

Massa


200g de biscoito de leite ou maizena triturados (coloquei mais um pouquinho de lambuja)
100g de manteiga

Creme de recheio

1 lata de leite condensado
a mesma medida (uma lata) de leite comum
1 gema
1 colher de sopa de amido de milho
2 ou mais maçãs cruas descascadas e cortadas em fatias

Cobertura

1 copo de suco de laranja natural
1 copo de água
3 colheres de sopa de amido de milho
adoçar a gosto (antes a gente nem adoçava, mas com estas laranjas de hoje em dia...)


Modo de preparo

Massa

Misturar as bolachas trituradas com a manteiga e colocar em na forma onde você deixará a torta (usei um refratário retangular médio) e colocar no forno 180C por uns 15 minutos para corar um pouco. Reserve.

Eu não costumo desenformar esta torta pois acho o creme mais líquido. Talvez se aumentar a quantidade de amido, ele fique mais consistente (eu ainda não testei).

Creme

Coloque todos os ingredientes (exceto a maçã) em uma panela no fogo baixo. Mexa até engrossar. Deixe esfriar para aplicar.

Cobertura

Coloque os ingredientes em uma panela, em fogo baixo, mexa até engrossar bem e que você consiga ver o fundo da panela. Reserve.


Montando

Espalhe o creme sobre a massa e disponha as maçãs. Por cima, coloque a cobertura de laranja e coloque na geladeira. Sirva bem geladinho!

Foto de Brie com Goiabada

Foto de Brie com Goiabada

Foto de Brie com Goiabada

4 comentários:

  1. Olá Fabíola!
    Encontrei sua cozinha sem querer, mas adorei!!!
    E realmente, eu também acho a cozinha o melhor lugar da casa!
    Já sou sua seguidora!!!!
    Até as próximas delícias!!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Fabiola,
    vim agradecer e retribuir a sua visita.
    Obrigada pela lindas palavras, fiquei super emocionada com tanto carinho.
    Já levei o seu link para o meu cantinho e adorei conhecer o seu, cheio de maravilhas.
    Essa torta, me lembra muito o que a minha mãe fazia.
    E ela é tão caprichada, né?
    receita anotada.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que tentação... adoro torta de maçã, flor. beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...