terça-feira, 20 de setembro de 2011

Lagarto ao Molho de Alcaparras

Já fizemos várias vezes aqui em casa, sucesso garantido nos almoços de domingo. A foto não saiu como eu queria. Sabia que comida quente não é fotogênica? Mas estava uma delícia!

Ingredientes


para a carne

1 peça (1kg a 1 1/2kg) de lagarto limpo
1 cebola média em rodelas
3 dentes de alho amassados
sal e pimenta a gosto

para o molho

2 cebolas médias em rodelas
3 dentes de alho amassados
2 latas de tomates sem pele em suco de tomate (usando estes tomates, o molho não fica tão ácido)
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
4 colheres (sopa) de alcaparras
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
sal, pimenta a gosto

Modo de preparo

para a carne

Tempere o lagarto com a cebola, o alho, sal e pimenta. Deixe descansar meia hora para pegar gosto. (aproveite esta hora para fazer o molho).


Na panela de pressão, coloque um pouco de óleo e a carne. Vá dourando e se necessário coloque água aos poucos para não queimar.
Quando a carne já estiver bem selada, adicione água quente até quase cobrir e feche a panela. Deixe cozinhar na pressão por mais ou menos 20 minutos. Se a carne ainda estiver dura, coloque mais um pouco na pressão, verificando o nível da água. Fatie o pedaço de lagarto e conserve-o quente.


para o molho

Em uma panela, refogue a cebola e o alho, junte o molho com os tomates amassados, o sal e a pimenta. Deixe ferver e se necessário, coloque um pouco de água.
Acrescente então os demais ingredientes e deixe ferver mais um pouco, corrija o sal.

Disponha os pedaços de carne em um prato ou forma e coloque o molho por cima. Bom apetite.

Dica: pode-se fazer o molho com tomates em natura também. Dá para comer até frio com pão.

8 comentários:

  1. OLÁ QUERIDA!
    TENHO UMA PEÇA DE LAGARTO NO FREEZER, ESTA VAI SER A MINHA RECEITA DE DOMINGO, MUITO OBRIGADA PELA PARTILHA!

    BEIJÃO....

    ResponderExcluir
  2. Segui perfume e encontrei este espaço.
    Conhecer alguém aqui e ali……

    Um beijo da Nita. Hoje de boa tarde!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabíola,
    O nome do seu blog me chamou a atenção e vim conhece-lo.Gostei muito.Virei aqui outras vezes.
    Essa carne deve ser deliciosa.
    Bj e prazer em conhece-la,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Amo Lagarto, é uma das minhas carnes prediletas ... Essa sua receita é de dar água na boca


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Fabíola, vim conhecer seu blog,achei muito bonito o nome dele, gostei muito do seu cantinho, esse lagarto com alcaparras deve ter ficado delicioso.Voltarei mais vezes com certeza, vou levar seu link para poder sempre te acompanhar. Bjos. Um excelente domingo.
    Josy

    ResponderExcluir
  6. Que engraçado Fabiola, fui te seguir e já sou sua seguidora a um tempinho, como vc não está na minha lista do blogroll? Esse blogger está cada vez mais cheio de falhas, muitas pessoas estão reclamando e com razão, vamos ver se consigo atualizar seu blog no meu cantinho....bjos

    ResponderExcluir
  7. Fabíola querida, obrigada pelas palavras carinhosas lá no meu cantinho, adorei saber que vc foi conhecê-lo, agora vc está no meu blogroll consegui arrumar hj a tarde. Eu estou ao lado da sua seguidora Suely Perez, esse blogger já me deu muitas dores de cabeça, e está tendo muitas complicações, penso em mudar.
    Esqueci de falar que amei sua rosca de morangos. Se eu fizer lhe aviso ok. Me deu água na boca menina!!...bjos. Bom finalzinho de domingo

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabiola, é a Vi, fiquei muito emocionada com suas palavras de carinho pelo meu aniversario.
    Essa carne parece estar maravilhosa, alias seus quitutes encheram minha boca de água, preciso vir passear aqui com bastante tempo.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...